INTRODUÇÃO DO TCC: O que NÃO pode faltar + 2 formas de destravar

O que se espera de uma introdução de TCC?

Saiba o que a banca espera ler na introdução do seu TCC

A Introdução é a responsável por fazer o leitor ter logo uma ideia do que o seu trabalho irá tratar. Não precisa desenvolver os argumentos, mas apresentar os aspectos gerais e conquistar o interesse.Nesse vídeo você vai saber:

Tamanho Ideal da Introdução
Elementos que não podem faltar: problema, objetivos, justificativa, hipóteses, metodologia – e o resumo dos capítulos.
Quando eu devo fazer?
2 Formas de começar a Introdução

💡Quando você tiver escrevendo a introdução do seu TCC, lembre de deixar claro os elementos-base do pré-projeto como problematização, justificativa, objetivos gerais e específicos, hipóteses ou questão norteadora e metodologia.


✍Sempre no final da introdução, a gente faz um resuminho sobre o que vai ser tratado em cada capítulo. É na introdução que o leitor vai ter uma ideia geral, um panorama, sobre o que vai ser a sua pesquisa.

💡A Introdução geralmente é feita em 2 momentos. Ou é a primeira coisa a ser escrita ou é a última. Eu prefiro deixar para a fazer a introdução depois de ter escrito o desenvolvimento. Isso porque a essa altura, a gente já tem um domínio de pesquisa maior do que assim que começa, o que pode facilitar na hora de construir a introdução. E também porque a introdução, por ser mais curta, pode ser feita “nos 45 minutos do 2º tempo”, mas o desenvolvimento não. Então, eu sugiro começar pelo o que exige mais tempo, senão a gente acaba gastando muito tempo com coisa pouca – e depois resta pouco tempo para o principal, entende?

Você já entendeu o que é a Introdução e o que tem que constar nela. Mas… e aí? difícil começar, né?

💡Uma coisa que me ajuda muito é começar com uma afirmação. E só depois continuar desenvolvendo a palavra-chave.

Ex: “Não é de agora que as universidades fazem jus ao nome universal” – e segue desenvolvendo o histórico de internacionalização de universidades

Ou então: “De instrumento de tortura à castigo divino” – e segue contextualizando o histórico da palavra-chave “trabalho”.


👉Além da Jornada Histórica, existem várias outras formas de começar. Você pode saber mais 10 formas diferentes no Caderno de Exercícios para Fazer o TCC.

🚀Nele você aprende o passo a passo com exercícios e exemplos extraídos de textos. Além da Introdução, trabalha também Considerações Finais, Justificativa, Problema, Hipóteses, Metodologia, Objetivos etc

👉Para acessá-lo, procure o link na bio: http://pratccidade.com.br/caderno-tcc

🚀Você já se inscreveu para a Semana do TCC na Prática? www.pratccidade.com.br/semana-tcc

🎬Quer mais dicas como essa? Acompanha tb no Youtube: TCC praTCCidade

Bora simplificar o TCC? 😃

Eu adoraria saber o que você achou