Ao fazer o TCC, por que você passa por isso?

Oi! Ao fazer o TCC, você sente algum desses sintomas?

  • Demora para sair da página em branco
  • Passa mais tempo vagando pela Internet, pulando de leituras inúteis ou
  • Tem vontade de fazer qualquer coisa MENOS o TCC
  • Se sente meio culpado porque, no fundo, sabe que deveria estar sendo mais produtivo
  • Se sente PREOCUPADO porque o prazo tá chegando e precisa encontrar um jeito de escrever isso logo

>> Agora, você sabe por que isso acontece?

Pelo o que aconteceu comigo e pelo o que eu venho observando desde que comecei a orientar alunos quanto à execução do TCC, percebo que o que mais causa dificuldades para começar ou para avançar são…

  • Problemas na Base da Pesquisa

>> Como assim?

A gente não consegue escrever um texto se não souber exatamente o que quer falar, qual a mensagem que vai passar, qual a linha de raciocínio que deve seguir

 

Em uma pesquisa científica toda essa estrutura é representada por: 

 

  1. PROBLEMA
  2. JUSTIFICATIVA
  3. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
  4. HIPÓTESES
  5. METODOLOGIA

 

Esses 5 elementos formulados no pré-projeto são as colunas fundamentais nas quais serão erguidas a sua pesquisa.

Se aconteceu de você ter que “empurrar com a barriga” a cadeira de Projeto de Pesquisa e você acabou não entendendo muito bem o que se espera em cada um deles, provavelmente você não domina com propriedade a base da sua pesquisa.

>> Por isso que surge a procrastinação, o retrabalho e a desmotivação: porque os elementos básicos do TCC não estão claros e bem estruturados. 

Foi pensando na maioria das pessoas que não puderam aprender de verdade a fazer um projeto útil que eu criei o Caderno de Exercícios para Fazer o TCC.

> SAIBA MAIS SOBRE O CADERNO DE EXERCÍCIOS PARA FAZER O TCC

O Caderno de Exercícios para Fazer o TCC é, até então, o único material disponível na Internet que foca na etapa primordial que antecede a escrita do TCC: a definição da estrutura de toda a sua pesquisa científica. 

Dessa forma, os próximos passos ficam mais fáceis, você tem a certeza de que está usando seu tempo em algo que realmente vai constar na pesquisa, as confusões diminuem e, com elas, as necessidades de correção, acelerando a produção.

 

>> O CADERNO: 

Explica assuntos complexos de maneira simples e objetiva
Fala a nossa linguagem
É cheio de exemplos para facilitar a compreensão
Tem muitos exercícios para que o aluno tanto apreenda o conteúdo enquanto já vá redigindo os elementos da sua própria pesquisa.

> E essa última parte pra mim é a mais especial:

Ao mesmo tempo você já vai redigindo o problema da sua pesquisa, a justificativa da sua pesquisa, os objetivos da sua pesquisa, as hipóteses da sua pesquisa, a metodologia da sua pesquisa.

E mais: o Caderno de Exercícios inclui instruções e modelos para você elaborar a Introdução e as Considerações Finais do seu trabalho

> O Que Você Vai Aprender a Redigir? 


“Eu tava precisando muito de uma luz que me relembrasse como se faz um Projeto de Pesquisa porque eu tinha que elaborar um trabalho para mestrado logo que chegasse no Porto – e a minha vida tava uma correria danada, onde é que eu ia arrumar cabeça pra isso? Então de uma forma bem inesperada eu conheci a Day e sou muito grata pelo presente que ela me deu. Ela é uma gênia! O Caderno de Exercícios era tudo o que eu tava precisando! Fiquei muito feliz por tê-lo ao meu dispor e desejo do fundo do meu coração que mais gente possa acessá-lo”
Lillian Mestranda em Educação pela Universidade do Porto

 

 

“Durante anos eu venho acompanhando o contato de alunos de graduação com a pesquisa científica – e as suas dificuldades. O Caderno de Exercícios é bem sucedido ao proporcionar uma compreensão bastante palpável e ao fornecer as instruções para a elaboração prática daqueles que são os elementos-chave de um bom trabalho acadêmico. Sem dúvida, pela excelente clareza e utilidade, recomendo a todos os alunos de graduação que almejam adentrar o território científico “sabendo onde está pisando”.
Daniella Brandão Pós-doutora em Fisioterapia e Professora da Universidade Federal de Pernambuco

 

 

 

Até eu encontrar o rumo do meu TCC, perdi muito tempo apostando em temas confusos e propostas difíceis de aplicar. Se eu tivesse conhecido o Caderno de Exercícios antes, tudo estaria nos conformes desde o começo. O material é rico em exemplos e explicações simples, além de que os exercícios tornam bem mais dinâmica a tarefa de criar a base do trabalho científico. Recomendo!

Guilherme C. Bacharel em Relações Internacionais 

 

 

>> OBTER O CADERNO DE EXERCÍCIOS COM 30%OFF 

Eu adoraria saber o que você achou